REGULAMENTO /

     1. ORGANIZAÇÃO E ÂMBITO

A 3.ª Edição do “Trail do Rota dos Espigueiros” é um evento de Trail Running, organizado pela ARCAPA e com Co-organização da SpotCriativo. Decorre em Caparrosinha, freguesia de Caparrosa – Silvares, no concelho de Tondela e integra três provas: Trilhos de S. Barnabé- 38K; Trilho do Dinha- 21K; Trilho das Tradições- 12K; Caminhada- 9K.
O presente regulamento refere-se ao Trilho do Dinha- 21K e ao Trilho das Tradições- 12K. O Trilho de S. Barnabé- 38K. Prova da Taça de Portugal ATRP tem um regulamento específico que pode ser consultado em:

https://www.prozis.com/pt/pt/evento/trilhos-sao-barnabe-2019


O Trilho do Dinha- 21k pertence ao Campeonato Regional de Trail Running- VERURIUM
 

1.1. Idade mínima e máxima de participação nas diferentes provas
Para participar no Trilho do Dinha, 21K, a idade mínima dos participantes é de 18 anos, na prova Trilho da Tradições, 12K, a idade mínima são 16 anos. A idade máxima é de 75 anos. No entanto, e por razões de seguro desportivo, acima dos 70 anos está sujeita a particularidades (ver seguro desportivo, ponto 2.11)

 

1.2. Inscrição Regularizada
A inscrição na 3ª Edição do “Trail Rota dos Espigueiros” implica compreender e aceitar sem reservas as regras e o regulamento da prova.
Nomeadamente:
- Proceder ao pagamento da respetiva taxa de inscrição.
- Respeitar a Natureza, tentando mantê-la o mais próximo possível do estado anterior ao evento;
- Respeitar as regras de segurança, colocando este aspeto sempre em primeiro lugar, relativamente ao competitivo.

 

1.3. Condições Físicas
Os participantes devem:
- Estar conscientes da distância e das particularidades da prova em que vão participar e estarem suficientemente treinados para concluírem a mesma.
- Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes da fadiga, problemas digestivos, articulares e dores musculares.
- Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em se adaptar às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

 

1.4. Colocação do peitoral
- O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova, ou seja, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona do peito ou do abdómen e não pode ser, por qualquer razão, fixado sobre a perna ou nas costas. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou escondidos.

 

1.5. Regras de conduta desportiva
- A 3.ª Edição do “Trail Rota dos Espigueiros”, é um evento que promove e privilegia, acima de tudo o fair-play e o contacto com a Natureza e a Ruralidade!
- É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contatem a organização através do número disponibilizado no dorsal;
- A entidade organizadora reserva-se o direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento. Caso isso aconteça, o atleta não será reembolsado.
- As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade, conforme o estipulado no artigo 2.8

 

     2. DEFINIÇÃO / A PROVA
 

2.1. Apresentação das provas / Organização
- Devido a razões logísticas a 3ª Edição do “Trail Rota dos Espigueiros ” é limitado a 900 participantes no total das 3 provas e caminhada.
- A entidade organizadora reserva-se ainda ao direito de reduzir o número de vagas por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no website oficial e redes sociais.
- A partida da primeira prova será dada às 08:00 do dia 11 de Agosto de 2019, no parque desportivo do Vale dos Mamoirais, na localidade de Caparrosinha, percorrendo, numa fase inicial, o centro da aldeia e as levadas que transportam água para os lameiros e moinhos. Numa segunda fase, dá-se o afastamento da aldeia, subindo à Serra do Caramulo, ou no sentido no sentido da barragem do Paúl, dependendo da distância. A parte final coincide com a travessia do leito do rio, numa zona técnica. A chegada coincide com o lugar de partida.

2.2. Programa / Horário
Abertura de inscrições
31 de março de 2019
Data limite para inscrições
04 de agosto de 2019
Secretariado
Sábado – 10 de Agosto de 2018
19:00 – às 22.00h – Abertura de secretariado para entrega de dorsais na sede da ARCAPA - Caparrosinha
Domingo, 11 de agosto de 2018
06h30 – Check-in e levantamento dos dorsais 08h00 – Partida dos atletas do Trilho de S. Barnabé - 38K
09h00 - Partida dos atletas do Trilho do Dinha - 21K
09h15 – Partida dos Atletas do Trilho das Tradições- 12K
09:30- Partida da Caminhada
12.30h – Previsão para a cerimónia de entrega de prémios (Trilho das Tradições e Trilho do Dinha)
13.00h – Início do Almoço


2.3. descrição do percurso
Os percursos da 1ª Edição do “Trail Rota dos Espigueiros” são maioritariamente compostos por caminhos, trilhos, levadas, estrada florestal e pequenas extensões de asfalto. Os percursos utilizam via pública, quer seja por estrada ou fora desta. Os percursos não estão fechados para as provas e nesse sentido os participantes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular nos dois sentidos do percurso.
Os percursos das provas atravessam estradas e por vezes, cruzam-nas na perpendicular, pelo que ao atravessarem os atletas devem ter o máximo de cuidado.
A organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras, placas e marcas no pavimento. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 400 metros, deverão voltar para trás até encontrar novamente a respetiva sinalização. O bom senso deverá imperar.

2.4. Postos de controlo
Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.
Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.
Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo/abastecimento, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização.
O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.

 

2.5 – Situações Imprevistas
A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio. Em caso de condições climáticas fortemente adversas, ou outros fenómenos incontroláveis, como por exemplo incêndios, a partida pode ser atrasada no máximo duas horas, período após o qual, a prova é cancelada. Não haverá direito a reembolso.
Durante a prova, em caso de mau tempo, e por razões de segurança, a organização reserva-se o direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova. Não haverá direito a reembolso.

 

2.6 Locais de abastecimento
Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes comida e bebida para ser consumida no local. Cada participante deverá certificar-se, ao deixar cada posto de abastecimento, que tem a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o próximo abastecimento.
É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contatem a organização.

2.7 Material obrigatório

A organização não exige material obrigatório para as provas de 12km e 21km. No entanto recomenda:

Telemóvel

Garrafa/depósito com líquidos

Porta-resíduos, integrado ou não na mochila

Boné

Protetor solar


2.8 Penalizações/ desclassificações

A direção da prova e os chefes de controlo presentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova, e por isso estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações estabelecidas na tabela abaixo.

                              Infração (do mais para o menos gravoso)                                                                                         Sanção a aplicar

Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda                                                             Desclassificação

Abandonar a prova sem avisar a organização                                                                                                                Desclassificação

Partilhar o peitoral com outra pessoa, durante parte ou na totalidade do percurso                                                  Desclassificação

Utilizar caminhos que não os sinalizados para a prova, atalhando intencionalmente o percurso                            Desclassificação

Utilizar transporte não autorizado (boleia)                                                                                                                       Desclassificação

Faltar gravosamente ao respeito para com a organização ou outros participantes (agressão ou insulto)              Desclassificação

Retirar sinalização do percurso                                                                                                                                         Desclassificação

Doping                                                                                                                                                                                   Desclassificação

Desobedecer às medidas de segurança indicadas pela organização e entidades associadas                                  Desclassificação

Falhar um ou mais postos de controlo                                                                                                                             Desclassificação

Perda do peitoral                                                                                                                                                                 Desclassificação

Atirar lixo para o chão e/ou danificar o meio envolvente                                                                                               Desclassificação

2.9 Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário
Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes devem cumprir com as regras de trânsito em estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.


2.10 Responsabilidade perante o atleta / participante
Os participantes inscritos na 3.ª Edição do Trail Rota dos Espigueiros aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes de qualquer responsabilidade com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.


2.11 Seguro desportivo
O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais, de acordo com o exigido por LEI. A franquia do seguro de Acidentes Pessoais é de 90€, a cargo dos participantes.
Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contatar a organização, a qual providenciará o seu encaminhamento para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde.
Todo e qualquer documento de despesa relacionado com um sinistro já participado, será previamente liquidado pelo respetivo sinistrado e os seus originais enviados à seguradora para posterior reembolso.
A organização não assumirá participação de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro- (tempo máximo de 24 horas.)
Os participantes com mais de 70 anos, de acordo com as Condições Particulares do Seguro, não estão salvaguardados pela cobertura de Despesas de Tratamento e por Invalidez.

     3. INSCRIÇÕES

 3.1 Processo de inscrição (pagina web e pagamento)

Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor da mesma no prazo estipulado, sendo o participante responsável pela veracidade dos seus dados.

Após confirmação do pagamento, o nome do atleta vigorará na lista de inscritos.

O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar.

Qualquer esclarecimento adicional deverá ser solicitado por e-mail para: rotadosespigueiros@gmail.com

 3.2 Valores e períodos de inscrição

As taxas de inscrição são as seguintes:

31 de março a 25 de julho

Caminhada- 5€

Trilho das Tradições – 10€

Trilho do Dinha – 12€

Almoço: 5€

26 de julho a 04 de agosto

Caminhada- 5€

Trilho das Tradições – 12€

Trilho do Dinha – 14€

Almoço:5€

Nota: o almoço, no máximo de 500, só é permitido aos participantes.

Os valores a pagar  do Trilho de S. Barnabé devem ser consultados no Regulamento Específico dessa distância.

3.3 Kit incluído com a inscrição do Trail
Peitoral
Prémio de participação/lembranças do evento
T-shirt técnica

 

3.4 Serviços disponibilizados (duche, almoço e massagem)

Abastecimento de sólidos e líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados.

Refeição de chegada (para quem optar pelo almoço)

Duche.

 

     4. CATEGORIAS E PRÉMIOS (12km e 21km)

4.1 Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

A entrega de prémios terá lugar no dia da prova pelas 12h30 no Parque Desportivo do Vale dos Mamoeirais

 

As diferentes duas provas serão ganhas pelos concorrentes que somarem o menor tempo no final das mesmas.


Para as duas provas, somente os participantes que controlarem todos os postos de controlo serão classificados.
Não haverá prémios monetários.


É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios.


A organização não enviará troféus, prémios de chegada, nem quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.


Serão atribuídos troféus aos 3 primeiros classificados da geral masculina e feminina e Troféus/Medalhas aos 3 primeiros classificados Masc/Fem dos escalões de Séniores, Vet. 40 e Vet. 50 de ambas as provas.

     5. REGULAMENTO E CASOS OMISSOS

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização, de cujas decisões não haverá recurso. A direção da prova pode suspender, reduzir, neutralizar ou parar a prova por motivos de segurança ou de força maior, para além do seu controlo (clima extremo, incêndios, outros).

 

     6. CONTACTOS

A organização disponibiliza-se para eventuais esclarecimentos, através do email rotadosespigueiros@gmail.com

ou telefone 962362216

Termo de Responsabilidade                      Termo de Responsabilidade (menores idade)

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